As luvas são usadas com muita frequência na indústria de alimentos, especialmente quando os trabalhadores estão preparando alimentos. Infelizmente, algumas pessoas não entendem como usar luvas adequadamente. Use esses pontos-chave para ajudar seus funcionários a lembrar que as luvas são um passo importante para servir alimentos seguros.
Usar luvas pode manter os alimentos seguros
Há mais de quinze anos, o Comitê Consultivo Nacional de Critérios Microbiológicos para Alimentos concluiu que o contato direto das mãos com os alimentos contribui muito para a transmissão de doenças transmitidas por alimentos. Os funcionários podem facilmente liberar patógenos virais se estiverem infectados e podem liberar esses patógenos antes mesmo de perceberem que estão doentes. A maioria desses patógenos tem uma baixa dose infecciosa, o que significa que as pessoas não precisam ingerir muitos deles antes de começarem a ficar doentes. O FDA decidiu que a lavagem das mãos por si só não é suficiente para impedir a transmissão desses patógenos. É por isso que usar luvas é tão importante! Ele fornece outra barreira entre patógenos potencialmente perigosos e os alimentos que o trabalhador está preparando. Isso é especialmente importante ao preparar alimentos que não serão processados antes de chegar ao cliente.
Luvas não são mágicas
Luvas certamente são úteis, mas não são mágicas. Muitas pessoas pensam que, se estiverem com luvas, a comida que preparam será sempre segura. No entanto, as luvas podem se contaminar tão facilmente quanto as mãos de um trabalhador. Se os trabalhadores da alimentação não lavarem as mãos antes de colocar as luvas ou não as usarem adequadamente, as luvas poderão estar contaminadas com patógenos perigosos. Os trabalhadores devem lavar as mãos antes de colocar um novo par de luvas, sempre que colocarem um novo par. Além disso, simplesmente usar luvas não significa que os alimentos que estão sendo preparados serão protegidos contra patógenos.
Com que frequência os manipuladores de alimentos devem trocar as luvas?
Como as luvas podem ser contaminadas com muita facilidade, elas devem ser trocadas com frequência. Eles podem ser usados apenas para uma tarefa e devem ser descartados se danificados ou se o trabalhador for interrompido durante a tarefa. Se um trabalhador estiver executando a mesma tarefa, as luvas deverão ser trocadas a cada quatro horas, porque é tempo suficiente para que os patógenos se multipliquem para níveis perigosos. Sempre que as luvas estiverem contaminadas, elas devem ser trocadas. Isso inclui se um trabalhador simplesmente toca uma parte da pele exposta ou se executa uma tarefa como retirar o lixo. Não esqueça que eles devem lavar as mãos antes de vestir o novo par de luvas.
As luvas são uma ferramenta maravilhosa que pode ser usada para proteger os clientes de doenças transmitidas por alimentos, quando usadas corretamente. As luvas, assim como as mãos nuas, podem ser facilmente contaminadas. Os trabalhadores devem se lembrar de trocar as luvas com frequência e lavar as mãos antes de colocar um novo par. O uso adequado de luvas é uma maneira muito importante de proteger seus clientes de ficarem doentes com os alimentos que você serve.
Fonte: https://www.statefoodsafety.com/Resources/Resources/training-tip-wearing-gloves-for-food-safety